Notícias

Infecção urinária pode evoluir para casos graves a até causar morte; saiba como evitar

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 08/09/2020 às 12:27
atualizado em: 08/09/2020 às 12:28

Texto:

A infecção urinária é uma inflamação causada por bactérias que chegam à bexiga, ou até aos rins. Cerca de 30% das mulheres vão apresentar na vida infecção urinária leve ou grave. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem.

Entre os principais sintomas estão ardência ao urinar, urina avermelhada e dores na barriga, acompanhada por febre alta, calafrios e dor na região lombar. O tratamento precoce da infecção urinária é importante para evitar quadros mais graves. “O grande risco dessas infecções são elas evoluírem para quadros altos, que afetam os rins. Isso pode ser grave, se ganhar à corrente sanguínea, o que caracteriza um caso de sepse, que pode causar morte. Um diagnóstico tardio, um tratamento mal conduzido por levar ao óbito”, detalha o médico nefrologista da Unimed-BH Fernando Lucas.

Quem sofre com infecção urinária deve sempre buscar acompanhamento médico. Tomar remédio por conta própria, pode deixar a bactéria causadora da infecção ainda mais forte, o que pode complicar o tratamento. 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, para evitar quadros de infecção urinária é importante beber bastante água diariamente e não deixar de ir ao banheiro quando sentir vontade de urinar.  Evitar usar duchas e limpar a região do períneo com o papel higiênico no sentido frente para trás. Urinar logo depois da relação sexual também pode ajudar, o xixi lava a uretra ajudando a eliminar bactérias que possam ter entrado durante o ato.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link